O Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (DQI), foi criado em 1972, quando fazia parte do então Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET, que fora criado em 1969. Inicialmente, o Departamento oferecia apenas o Curso de Licenciatura em Química, passando a oferecer também, a partir de 1979, o Curso de Bacharelado e em 1987, criou o Curso de Mestrado em Química Aplicada. A partir de 2001 foi implantado o Doutorado em Química e a pós-graduação passou a ser denominada Programa de Pós-Graduação em Química.

Essa expansão do Departamento foi possível, graças a uma política interna de priorização da capacitação docente, que se iniciou timidamente já nos primeiros anos da década de 70, apesar de nessa época não existir, institucionalmente, um programa que viabilizasse tal processo. Assim, em 1974, o DQI promoveu, como primeiro investimento na qualificação de seus professores, a realização de um Curso de Aperfeiçoamento ministrado por docentes visitantes da Alemanha, em convênio com a CAPES/JULICH -KFA.

A partir de 1980, o DQI passou a investir regularmente na capacitação docente com recursos próprios e a partir dessa data, até o momento, através do PICD.


Maringá -